Músicos Baptistas em Portugal

“Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações. Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.”
Colossenses 3.16,17

Paulo diz-nos que adorar a Deus, juntos, com música, tem como objetivo aprofundar as nossas relações de satisfação com o evangelho.

Isso acontece de três maneiras:

1. Cantar ajuda-nos  a relembrar  a Palavra de Deus.

Paulo diz: “Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo… cantem salmos, hinos e cânticos espirituais…”. Canções, cuja letra expõe a pessoa, obra e a glória de Cristo, tendem a ficar connosco por muito tempo mesmo depois de esquecermos os pontos principais do sermão.

2. Cantar ajuda-nos  a responder à graça de Deus.

Não existe um estilo musical singular para captar as glórias múltiplas de Deus ou as respostas adequadas do Seu povo.

Também é dito que cantemos com “gratidão a Deus em seus corações”. Cantar, é destinada a ser uma atividade de todo o coração. Cantar emoções é um paradoxo. Deus deu-nos o canto para combinar verdade objetiva com gratidão, doutrina com devoção e intelecto com emoção.

3. Cantar ajuda-nos  a refletir  a glória de Deus.

Fazendo  “em  nome  do  Senhor  Jesus”,  implica  trazer  glória  a  Deus.  Adorar  a  Deus  em comunidade glorifica-O por, pelo menos, duas razões:

a)  expressa a unidade que Cristo nos trouxe com a Sua morte.

b)  antecipa a música dos céus, quando teremos tempo ilimitado para cantar, com mentes mais claras para a perceção de Deus, e corpos glorificados que não se cansarão.

Adorar a Deus em música não é simplesmente uma boa ideia ou algo destinado apenas para pessoas musicalmente talentosas. No entanto, entendendo a sua importância, na igreja local, bem como na cooperação entre as igrejas do nosso país, no dia 24 de junho de 2015, foi oficialmente iniciado o ministério dos Músicos  Baptistas em Portugal  [MBPt]. O Senhor, nosso Deus, tocou os nossos corações (José Soares, Pastor Joed Venturini, Tatiana Martins e Henrique Ramiro), para alargar o espetro do trabalho que já nos unia, pois já trabalhávamos em vários projetos conjuntos na obra do Senhor. Unidos para, mediante a vontade e o agir do Pai, dar início a um movimento de disseminação, expansão e consolidação da visão do que vem a ser a Adoração a Deus e como as artes se encaixam nesta premissa da vida Cristã como expressão de louvor e honra ao Seu nome. Passado cerca de um ano de termos criado os MBPt estamos em vias de nos tornarmos uma associação, que tem, entre outros objetivos, o propósito de promover a união dos muitos músicos que, existem nas igrejas baptistas do nosso país, em projetos de parceria a nível artístico e educacional, assim como, investir na capacitação continuada destes músicos, quer seja na parte técnica e/ou no preparo ministerial para a tarefa multiplicadora da liderança.

Há alguns objetivos específicos que tencionamos alcançar:

  1. Identificar e conhecer os músicos baptistas espalhados pelas nossas igrejas e fazê-los dialogar, gerando projetos de capacitação em parceria para as mais diversas zonas do país, incentivo mútuo, realização de ações evangelísticas conjuntas, etc.
  2. Despertar vocacionados para o ministério da música que percebam a importância, poder e impacto que a mesma pode ter na comunidade onde a igreja está inserida.
  3. Dar preparação ministerial contínua para os líderes que Deus vai destacando no nosso meio.
  4. Fornecer capacitação técnica aos músicos das nossas igrejas, buscando a excelência no serviço a Deus por meio da música e não só, também por meio de outras manifestações artísticas.
  5. Proporcionar material musical atualizado, revisto e corrigido para as nossas igrejas, que possua uma base teológica e doutrinária coerente com aquilo que cremos.

Tendo como base a proclamação através das artes e a capacitação continuada dos membros das nossas igrejas, envolvidos com as artes (especificamente a música, o teatro e os fantoches), como MBPt temos desenvolvido algumas ações concretas nestas direções:

1.  Conferência de Música e Adoração

Em 2015, de 22 a 29 de agosto, aconteceu a 1a Conferência de Música  e Adoração [CMA] nas instalações do Acampamento Baptista, em Água de Madeiros, com a participação de 90 pessoas, entre campistas e equipa de liderança. Foi uma semana intensa e marcada pela presença e capacitação do Senhor na vida de cada um que ali esteve!

A CMA é destinada a todos os que estão ligados à música e a outras formas de adoração na igreja. Durante uma semana, reunidos num só lugar, todos os músicos recebem formação teológica, técnica, teórica e prática, com o objetivo de fortalecer e capacitar os membros das nossas igrejas na área das artes (música, teatro e expressões corporais) ao serviço da adoração a Deus. Assim sendo, participaram líderes de música, dirigentes e integrantes de conjuntos musicais e/ou corais, instrumentistas que tocam ou desejam tocar na igreja, cantores de grupos de louvor e/ou conjuntos e corais, bem como outras pessoas que desejam servir na igreja nessas áreas.

A CMA proporciona um tempo de crescimento com o propósito de adorar a Deus de forma mais consciente e também com maiores e melhores recursos e diversidade, criando uma ligação entre os participantes que contribuirá para o crescimento das igrejas em Portugal.

2.  Livros  de Hinos e Cânticos  dos MBPt

Na 1ª CMA lançámos o 1o Livro de Hinos e Cânticos dos MBPt, com 171 músicas e 28 abordagens históricas e de reflexão. Foi feito num formato de cifra, partitura com linha melódica e letra.

No 1o Encontro Nacional dos MBPt lançámos o 2o Livro de Hinos e Cânticos com mais

129 músicas e mais 26 abordagens históricas e de reflexão. O livro seguiu o mesmo formato do anterior e desta feita trouxe muitos dos cânticos tradicionalmente cantados nas igrejas do nosso país.

3.  1o Encontro Nacional dos MBPt

Este primeiro encontro aconteceu no dia 23 de janeiro deste ano, e foi fruto de um compromisso assumido por nós, direção dos MBPt, em oferecer ações diversas de capacitação e reflexão durante o ano, não restringindo esta experiência à CMA. Estas ações durante o ano não se limitarão somente ao Encontro Nacional, podendo ocorrer pelas zonas do país e sendo planeado em conjunto com as igrejas locais. Nesta primeira edição, estiveram quase 150 participantes, e contámos com o apoio da Associação de Músicos  Batistas  do Brasil  [AMBB], com a presença de diversos ministros de música do Brasil que vieram dar apoio a esta iniciativa, através de diversas Master-Classes durante todo o dia, que culminou num grande culto de louvor e adoração ao nosso Deus, com a participação de mais de 300 pessoas.

Este evento, com a periodicidade anual, tem como objetivo incentivar a união e a comunhão entre os vários associados. É um encontro aberto que, à semelhança da CMA,

é utilizado para munir os participantes com mais formação técnica/teórica, bem como alicerçar a interação entre todos.

4.  Concertos de Música Sacra

Nos dias 25 e 26 de janeiro, promovemos 2 concertos de Música Sacra no Algarve em parceira com o Conservatório de Música de Portimão e a Academia de Música de Lagos. Estes eventos têm como propósito promover a união interna e reforçar a nossa participação ativa na sociedade como contribuintes do meio artístico, mas com o foco na principal missão: proclamar o Evangelho de Jesus Cristo usando as artes como canal de comunicação ao mundo.

Outros objetivos e planos estão a ser definidos e delineados. Todos eles visam dar a glória somente ao nosso Único Deus e sinalizar Jesus, o Salvador de todo aquele que crê, de forma clara e visível ao nosso povo.

No seguimento do trabalho já desenvolvido, como próximas atividades dos MBPt, destacamos:

2a Conferência de Música e Adoração  (de 20 a 27 de agosto de 2016)

A CMA decorrerá nas instalações do Acampamento Baptista, em Água de Madeiros, e a equipa de liderança contará com mais de 10 preletores estando previsto um total de 120 participantes.

O programa da conferência incluirá:

Exposição Bíblica e doutrinária sobre a adoração:

  • a sua origem
  • a sua razão de ser
  • definições e implicações

Fóruns e debates sobre os temas mais relevantes e atuais relativos à adoração;

Master-Classes e práticas que ajudarão no desenvolvimento dos participantes nas áreas de adoração em que participam na igreja:

  • Teclas
  • Percussão
  • Guitarra
  • Baixo
  • Introdução à Técnica Vocal
  • Harmonização Vocal
  • Orquestra
  • Banda
  • Musicalização Infantil (com crianças)
  • Musicalização Infantil (para líderes)
  • Teatro | Sketch | Fantoches
  • Gestão da Música nas Igrejas
  • Som e Multimédia
  • Regência

Musical  “Experiência com Deus” (abril de 2017)

Uma orquestra sinfónica, um coro das igrejas baptistas de Portugal, uma mensagem musical de cariz evangelístico… Imaginem a bênção que será participar neste projeto de grande impacto nacional, com apresentações em vários pontos do país! Estejam atentos às informações que chegarão em breve às vossas igrejas.

 

O ministério dos Músicos Baptistas em Portugal tem encontrado necessidades a vários níveis nas nossas igrejas. A melhor forma de nos apoiarem, para serem melhor apoiados, é em oração. Acompanhem de perto os MBPt, com as vossas orações, agradecendo pelas bênçãos já partilhadas e intercedendo por proteção, sabedoria e dependência total do Senhor para a continuidade, crescimento e fortalecimento deste ministério.

Toda a glória seja dada ao nosso Deus.

José Soares | Tatiana Martins | Henrique Ramiro | Pr. Joed Venturini

Julho 26th, 2016|semeador|0 Comments

Leave A Comment