Editorial

SEMEADOR , a sua continuidade …

É diferente … eu já estive por dentro e já estive por fora. Sei que é diferente. Por vezes quando estamos por dentro e envolvidos em todas as coisas que vão acontecendo não nos apercebemos como quem não tem a mesma situação que nós pode estar ignorante e pouco empenhado naquilo que também lhe diz respeito. E há o corpo … temos necessidade premente de estar sintonizados e ter um mesmo rumo, sempre convivendo com a diferença e as peculiaridades de cada um. Não existimos, no sentido mais profundo da palavra, sem o outro.

A informação tem sempre dois sentidos, o que informa e o que recebe a informação. Se um dos dois falha a informação não acontece. E se informação é assim, formação não é diferente. A vontade e o empenho de cada parte são essenciais. Sabemos bem, de igual modo, como temos que ser estimulados e desafiados, mesmo para aquilo que nos possa ser mais querido.

O “Semeador Baptista” é o órgão oficial da Convenção Baptista Portuguesa, pode ser um instrumento eficaz na comunicação entre a liderança e as Igrejas. Pode ser um estímulo à produção literária de Pastores, de Professores e alunos do Seminário Teológico, também dos crentes que tenham a vocação para testemunhar e formar opinião escrevendo. Nesta publicação têm sido registados ao longo dos anos escritos que de alguma forma fazem a história do que tem sido a nossa associação de Igrejas Baptistas, com ênfase no conjunto ou na individualidade das partes. Nas suas páginas podemos ainda hoje ler como tudo começou, podemos encontrar imagens que se perderam completamente noutros suportes, podemos aperceber-nos da forma como Deus nos usou, podemos aprender com erros conhecendo-os e evitando-os, podemos ser inspirados com o exemplo e a dedicação de tantos.

Ao longo dos tempos o Semeador teve épocas melhores e épocas de maior dificuldade … teve até hiatos na sua publicação, mas a sua importância tem sido reconhecida e creio que há no seio do Povo Baptista muitos que lhe sentem a falta quando mês após mês não o encontram na caixa do correio ou em cima de uma mesa nas instalações da Igreja. Com o Semeador a CBP também interage com outras convenções e entidades em Portugal e no Mundo, e não apenas as que falam ou lêem português. Testemunho a emoção que senti em Angola e em Moçambique quando me referiram o Semeador e a sua leitura com o mesmo carinho que os crentes de Portugal; testemunho a emoção que senti quando vi aforma como o Semeador era disponibilizado e colecionado para os alunos do Seminário em Praga, também conhecido na vizinha Espanha, e poderia referir outras situações semelhantes … é uma publicação simples mas que de alguma forma nos identifica e situa. Possivelmente outros poderão testemunhar situações distintas das que referi, no Brasil, nos EUA, nas casas de antigos missionários que estiveram em Portugal, encontrado em lugares públicos, no seio de outras denominações evangélicas. Eu estou convicto que vale a pena preservar o Semeador, publicado em papel e partilhado e distribuído no mundo.

Não quero menosprezar a publicação informática, mas é diferente … além do mais, como bem sabemos, o suporte informático é mais efémero na sua essência e na sua utilização. Temos outras publicações regulares produzidas no seio da CBP, não creio que substituam ou sejam razão para desistirmos do Semeador. É difícil, exige recursos humanos e materiais, trabalho, só poderá prosseguir se houver entusiastas que dêem do seu tempo, dos seus dons, do seu dinheiro … O “SEMEADOR BAPTISTA” já não pode viver de assinaturas, as novas regras implicam que seja sustentado por donativos, o importante é que possa chegar às Igrejas, aos crentes, e seja também distribuído a não crentes. Distribuição gratuita é a tendência na imprensa actual, mas há sempre algo a custear as despesas de publicação, caso contrário desaparece por falta de sustento.

Todos teremos que fazer a nossa parte se queremos ter um Semeador a ser publicado regularmente. A começar pelo empenho da Direcção da CBP e dos Pastores das Igrejas. A nossa parte a produzir conteúdos, sejam artigos formativos e evangelísticos, sejam notícias e testemunhos do que vai acontecendo no nosso meio, seja a publicitação de acontecimentos e actividades que são propostas às Igrejas. O Semeador pode e deve também ser veículo de desafios e testemunhos vindos de outras partes do planeta, que nos dão uma panorâmica da vida da comunidade mais alargada de crentes de que somos parte integrante. Podemos assim ter um melhor vislumbre do que Deus vai fazendo no mundo com a Sua Igreja.

Comunicar, participar, registar, dialogar, desafiar, reportar, testemunhar, publicitar, incentivar … nós como convenção precisamos disto, eu creio que nós precisamos do Semeador vivo e cumprindo a função muito bem definida nos regulamentos que geramos:

é o Órgão oficial de informação da CBP. Compete-lhe apoiar a promoção do trabalho cooperativo, publicar artigos de evangelização, edificação e doutrina cristã, estimular a produção literária dos Pastores e outros membros das Igrejas, bem como, de forma geral, ser a expressão escrita dos objectivos e do trabalho da CBP, promovendo, em linguagem correcta e com dignidade de conteúdo, a coerência doutrinária e a integração no programa e no espírito da cooperação.

Penso que não estou sozinho nesta convicção, desafio todos os que querem continuar a ler as 16 páginas A4 a responderem ao repto de o concretizar.

Davide Silva

 

SEMEADOR BAPTISTA / COMO CONTRIBUIR

Por efeito das mudanças de legislação o SEMEADOR BAPTISTA não pode continuar a cobrar assinaturas. A publicação vive agora de donativos, e vive também de trabalho voluntário e até ofertas em espécie como é apanágio de muitos dos sectores e actividades da CBP. Graças a Deus por aqueles que dão dos seus bens, do seu tempo, de si mesmos.

Muito possivelmente o leitor nem chegou a fazer o pagamento da assinatura dos últimos anos em que recebeu o SEMEADOR. Nesta altura colaborar com um donativo é uma das formas mais primárias de se juntar aos que têm vontade e desejo que a publicação continue, e continue em papel ou no mínimo preparada para imprimir no formato que tem sido tradicional.

Se quer juntar a sua vontade à de outros, manifeste-o enviando um donativo para:

NIB: 0010 0000 6057 7210 0022 6

Todos os incentivos que forem recebidos contribuirão para a forma e a periodicidade como o SEMEADOR BAPTISTA vai prosseguir cumprindo a sua missão. Necessitamos do seu interesse, da sua atenção, do seu trabalho de promoção e distribuição da publicação. Não esqueça nem deixe para os outros fazerem o que pode fazer, e isto inclui também escrever, fazer opinião, enviar notícias com texto e fotografias. Todos beneficiamos do empenho de cada um.

Julho 26th, 2016|semeador|0 Comments

Leave A Comment