OS DANOS DO FURACÃO NO Acampamento Baptista

Como é do conhecimento geral o espaço do Acampamento Baptista sofreu, na noite do passado sábado, uma enorme devastação na sequência da passagem do Furacão Leslie.

Desta intempérie resultou a queda de cerca de 40 pinheiros, alguns arrancados pela raiz e outros rachados e quebrados em grandes pedaços, o que provocou uma grande extensão de destroços por toda a área do acampamento, conforme foi amplamente divulgado por vários órgãos de informação e redes sociais.

No momento do sucedido estava a decorrer um retiro espiritual de uma igreja, com a presença de cerca de 50 pessoas, as quais vivenciaram horas de grande aflição, no entanto, sempre temos que dar graças ao Nosso Bom Pai pela sua protecção, pois Ele cuidou das vidas dos presentes, tanto da igreja, como dos nossos colaboradores. Um dos irmãos ainda referiu que “saímos desta dolorosa experiência, sem um arranhão!”

Algumas das árvores de maior porte que caíram, atingiram dois dos principais edifícios do acampamento – Capela e Refeitório – destruindo as respectivas coberturas, a do refeitório parcialmente e a da capela sem recuperação possível. Também a “velha” Casa Verde sofreu danos na cobertura, com consequências no seu interior.

Foi gratificante ver como um bom grupo de irmãos da região e no próprio domingo, se disponibilizou a ajudar na remoção de parte dos destroços e no desimpedimento das vias de acesso interiores. Estamos a receber continuamente contactos para colaboração nos trabalhos necessários à regularização da vida do acampamento. Confiamos que mais irmãos se irão voluntariar para as imensas tarefas que temos para realizar.

Atendendo à disponibilidade de tantos, decidiu-se marcar uma jornada de trabalho para o próximo sábado dia 20 com início pelas 9,30h, para proceder ao corte e remoção das árvores caídas e à limpeza dos restantes destroços. Se desejar fazer parte destas equipas de trabalho, contacte-nos pelas vias habituais.

Durante esta semana estarão já a colaborar voluntariamente algumas equipas na remoção dos resíduos resultantes da devastação.

Foi já hoje efectuado um levantamento dos prejuízos, o estabelecimento de um plano das acções urgentes a desenvolver e também já solicitados orçamentos para a reparação das coberturas da capela, do refeitório e da casa verde, dos quais manteremos a informação actualizada.

Muitos irmãos e amigos têm manifestado o desejo de participar financeiramente na obras de recuperação dos edifícios afectados.

Para responder a estas solicitações disponibilizamos uma conta bancária exclusivamente para este fim, com o seguinte IBAN
PT50 0010 0000 1839 8950 0032 7
Para transferências internacionais deverá ser utilizado o código de SWIFT BBPIPTPL

https://sicnoticias.sapo.pt/especiais/tempestade-leslie/2018-10-14-Vento-forte-arrancou-pinheiros-e-destruiu-edificios-de-parque-de-campismo-em-Alcobaca

Outubro 17th, 2018|Notícias|0 Comments

Leave A Comment