No dia 31 de Outubro de 1517, véspera do Dia de Todos os Santos, um monge Católico afixou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, 95 teses contra doutrinas da Igreja Católica. No dia 31 de Outubro de 2016
muitas igrejas cristãs dão início às celebrações do 5º Centenário da Reforma.
A Reforma Protestante foi um movimento teológico sem precedentes que afectou o pensamento filosófico e a cultura da Europa, com repercussão a nível mundial. Sem a Reforma o Mundo seria completamente diferente e para
pior.

A Direcção da CBP decidiu promover um concurso com o nome do grande Roger Williams que prevê a atribuição de um prémio para o melhor contributo escrito que trate o tema da Reforma Protestante e o contributo dos Baptistas para o pensamento ocidental.

 


Procura este concurso estimular os crentes das igrejas da CBP à investigação sobre o contributo dos Baptistas para a construção da liberdade religiosa, da separação entre as igrejas e o Estado e dos Direitos Humanos em geral.
Podem os Baptistas justamente orgulhar-se da sua história e da sua identidade. É isso que esperamos daqueles que aceitarem o desafio de participar neste concurso que obedece ao seguinte,
Regulamento:
1. O “Prémio Roger Williams” é atribuído a trabalhos na área da história dos Baptistas, com realce para o seu contributo na evolução da civilização ocidental nas vertentes teológica, filosófica, jurídica e sociológica.
2. Podem candidatar-se cidadãos portugueses e estrangeiros, em nome pessoal, maiores de 18 anos e que sejam membros de igrejas Baptistas filiadas na CBP ou, no caso de seus frequentadores assíduos, sob compromisso do pastor da igreja que frequentam.
3. Não podem candidatar-se os membros do júri, nem da Direcção da CBP
4. Os trabalhos devem ser do género ensaio, inéditos, redigidos em língua portuguesa, em formato pdf, tipo de letra “Times New Roman”, tamanho 12, espaço 1.5 e não devem exceder as 50 (cinquenta) páginas.
5. Cada candidatura só pode concorrer com um trabalho, acompanhado de
um breve curriculum vitae.
6. Os trabalhos candidatos ao “Prémio Roger Williams” devem ser expedidos até ao último dia de Fevereiro de 2017 ou por correio electrónico, em formato pdf para o email soaresloja.adv@mail.telepac.pt ou em suporte de
papel, por correio registado, para a sede da Convenção Baptista Portuguesa, sita na Rua Luís Simões, 7 – 1º 2745-035 Queluz.
7. A identidade dos(as) candidatos(as) será mantida sob reserva até que o júri atribua a sua classificação aos trabalhos concorrentes.
8. Os trabalhos apresentados são avaliados por um júri composto por três membros, dois designados pela Direcção da CBP e um pelo STB.
9. O prémio tem uma componente monetária, no valor de €500,00 (quinhentos euros), e uma componente de divulgação, assegurada pela publicação do trabalho vencedor pela Cebapes – Centro Baptista de Publicações, Unipessoal, Lda.
10. Não são atribuídos nem prémios “ex aequo”, nem prémios a instituições, sem prejuízo, da atribuição de menções honrosas.
11. O júri reserva-se o direito de não atribuir o prémio a nenhum dos trabalhos apresentados.
12. O prémio é entregue em cerimónia a decorrer em local e data a anunciar.
13. Os casos omissos são resolvidos por deliberação fundamentada do júri.